4 de setembro de 2019

Apresentação dos alunos do 4º Ano sobre a Energia Eólica

Foi proposto aos alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Pe. Júlio Maria que fizessem uma pesquisa e posterior apresentação sobre o estudo da Energia Eólica

O que é?

A Energia Eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e a partir dela em eletricidade com o uso de equipamentos específicos.
O vento é usado como gerador de energia desde a antiguidade em sistemas como o bombeamento de água, a moagem de grãos e a movimentação de barcos.
A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica a energia eólica como MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e a colocou como prioridade para investimentos no incentivo à chamada economia verde.

Impactos Ambientais

Hoje, a energia eólica é a mais buscada entre as fontes de energia renováveis. É a opção às fontes não-renováveis que mais são utilizadas para abastecimento em todos os países.
Os modelos de exploração de energia predominantes recebem críticas pelos intensos impactos ambientais que geram.
As termoelétricas contribuem para o efeito estufa devido ao lançamento de resíduos da queima dos combustíveis, como madeira, óleo ou carvão vegetal.
A fonte mais utilizada no Brasil, as hidrelétricas alagam imensas áreas e alteram o curso dos rios. Já as usinas nucleares, representam risco de contaminação permanente por radiação.










Nenhum comentário: