8 de agosto de 2019

Eu Cientista

Hoje foi dia de experiências na sala do 4º ano!!!

Nós estamos estudando o tema: O Ar que envolve a Terra!!. E por meio de algumas experiências hoje comprovamos que: O Ar existe e ocupa espaço; O ar existe e tem peso; O Ar existe e exerce pressão!!

Vamos lá? Ver o que essa turminha aproveitou nesta aula!!

Experiência 1

O Ar existe e ocupa espaço!

Como a existência do Ar pode ser comprovada?

Colocamos uma bacia com água em seguida inserimos um pedaço de algodão no fundo do copo de vidro.Mergulhamos o copo devagar na bacia com a boca virada para baixo.
Observamos que embora tenha entrado água  no copo, o algodão permaneceu seco.
Isso aconteceu  porque, apesar de não ser possível enxergá-lo o ar estava presente no copo, assim, a água não conseguiu penetrar no espaço já ocupado pelo ar.











Experiência 2

O Ar existe e tem peso!!

O Ar pesa?

Enchemos dois balões de modo que ficassem com o mesmo tamanho; depois, amarramos suas pontas com o fio para impedir que o ar escapasse.
Com outros dois pedaços de fio de mesmo tamanho, prendemos um balão em cada extremidade do cabide, amarramos um fio no centro do cabide e suspendemos o objeto de modo que os balões ficassem equilibrados.
Esvaziamos um balão, sem desprendê-lo do cabide.
Por fim observamos que ao esvaziar um balão, o balão  ainda inflado inclinou o cabide para baixo, isto aconteceu porque o balão com ar é mais pesado do que o balão sem ar.








Experiência 3

O Ar existe e exerce pressão!

O Ar exerce pressão?

Enchemos um copo com água , colocamos o papel na boca do copo e pressionamos, viramos o copo para baixo ainda segurando o papel com a palma da mão.
Retiramos a mão que estava segurando o papel e...
Observamos que a água não caiu, porque a pressão que o ar exerce é maior que a pressão da água.












Nenhum comentário: